Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias.
Todos os conteúdos que estão inseridos no currículo formal foram contemplados no projeto desenvolvido. O projeto propiciou o trabalho com os conceitos de diversidade e patrimônio cultural, valorização e resgate da história local e regional, gêneros textuais, reconhecimento da identidade e dos valores, entre outros. Para buscar o envolvimento maior dos alunos usamos os diferentes recursos tecnológicos que possuímos: a televisão e o vídeo, o som, os computadores, o data show e a tela interativa. O interesse na aprendizagem por parte dos alunos é maior quando os projetos fazem uso das tecnologias. É importante contar com a tecnologia e fazer uso dela para que os conhecimentos, atitudes e procedimentos propostos pelo currículo se tornem mais atraentes e os conteúdos passem a ser vistos numa perspectiva científica criativa e produtiva. O Currículo é tudo que envolve a aprendizagem escolar organizado de forma a orientar as atividades educativas propondo suas finalidades. Ele traz as intenções do sistema educacional e revelam em si uma compreensão política de mundo defendida pela comunidade que o definiu. O Currículo escrito (formal) passou por um processo de seleção para ser legitimado pela escola e influencia o cotidiano da sala de aula onde acontecem muitas manifestações não previstas nele e isso, muitas vezes, o distancia do Currículo vivido. Aprofundando no estudo, observamos que, em função de questões técnicas, políticas e estéticas o cotidiano escolar gera também, o Currículo oculto que expressa os mecanismos de poder que penetram na escola. Portanto o Currículo não pode estar fechado em si mesmo, precisa ser expressão democrática das necessidades educativas da comunidade escolar.
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