domingo, 4 de setembro de 2011

Atividade 2.5 - FOLCLORE BRASILEIRO

Planejando uma atividade com Hipertexto ou internet

Escola Municipal Professora Amélia Guimarães

A atividade foi planejada juntamente com as professoras do 5º ano e o tema é:

“Folclore brasileiro”

“O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo em que vivemos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. O folclore brasileiro é riquíssimo.”

Objetivos:

· Realizar a atividade proposta através de uma pesquisa utilizando hipertexto.

· Estimular e desenvolver o hábito de pesquisa.

· Reconhecer e divulgar a importância do Folclore.

· Incentivar o gosto pela leitura usando o computador e permitindo que o aluno busque a informação e o conhecimento através da navegação por caminhos interligados.

· Favorecer a curiosidade possibilitando o uso de imagens, sons e animações.

Alunos Atendidos: 5º ano da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães

Desenvolvimento:
1º - Definir os aspectos do folclore que serão pesquisados e os grupos de acordo com o assunto da pesquisa.

2º - As turmas irão ao Laboratório de Informática para realizar a pesquisa.

3º - No Laboratório os alunos vão digitar em busca: “Folclore brasileiro”. E serão estimulados a entrar na página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro. A pesquisa será livre, mas no primeiro momento vamos navegar pela Wikipedia para que todos possam conhecer a enciclopédia livre e identificar as características de um hipertexto.

4º - Identificando as características do hipertexto irão descobrir a possibilidade de ir direto ao tema de pesquisa de cada grupo.

5º - A professora definiu temas como: danças, músicas, lendas, comidas típicas e brincadeiras. Para cada tema pediu definição, exemplos e origem.

6º - Após a pesquisa os alunos irão montar em grupo a apresentação do que foi pesquisado através de exposição, encenação, explanação do assunto, etc. Ficará a critério do grupo definir a forma de apresentar.

Avaliação:

O aluno será avaliado de acordo com a observação de suas formas de expressão, criatividade e envolvimento nas atividades. Será valorizada sua participação no grupo, o compromisso e a responsabilidade com o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário