Atividades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto "ENCANTANDO-SE COM O MOLEQUE BEIJO - BENJAMIM DE OLIVEIRA, PATRIMÔNIO DE PARÁ DE MINAS".
O desenvolvimento do projeto aconteceu com muitos momentos de pesquisa e entretenimento assistindo a vídeos com reportagens, músicas e apresentações de palhaços.
De acordo com o que foi planejado, algumas dificuldades surgiram quando a pesquisa começou a ser digitada por algumas turmas do 5º ano em função da dificuldade que os alunos ainda têm para saber utilizar todos os recursos do teclado. Com algumas turmas do 3º e 4º ano a pesquisa foi copiada no caderno e as questões propostas pelas professoras foram respondidas de acordo com o tema proposto. Quando algum aluno não conseguia interpretar corretamente recebia a minha ajuda, da professora ou de algum colega.
Na etapa em que a “Mala do Moleque Beijo” chegou à escola tivemos algumas surpresas em relação ao interesse dos alunos por explorar o material.
Muitos alunos prepararam apresentações até para outras turmas deixando aflorar as capacidades artísticas e de improvisação. Alguns textos com piadas foram pesquisados na internet para enriquecer as apresentações.
Envolvendo as comemorações dos 152 anos de Pará de Minas a sala de informática foi utilizada para observarmos o mapa da cidade pelo Google Mapas. Foi possível ver o bairro, a escola, alguns pontos turísticos da cidade e tentamos localizar o povoado de Guardas, onde nasceu o palhaço Benjamim. A aula ficou muito interessante, pois os alunos apresentaram suas dúvidas sobre as imagens, como ela é produzida, se eles estão sendo vigiados por algum satélite, se poderiam ver alguém conhecido nas ruas, etc. Alguns quiseram aprofundar e descobrir mais informações sobre os satélites.
Completando as ideias do projeto a escola buscou desenvolver as atividades da Semana da Criança em cima do tema: “Palhaço, alegria pra todos”. Tivemos atividades recreativas durante toda a semana com apresentações de teatro, brincadeiras, alunos caracterizados de palhaços levando mensagens de alegria e uma apresentação dos palhaços: Fumaça e Pimpão. Foi muito divertido!
Após as atividades os alunos se preparam para produzir textos e também com o uso do computador vamos estudar os gêneros textuais sugeridos pelo projeto (prosa, poema, carta ou notícia), em suas estruturas e formatação, para facilitar o emprego das ideias de forma correta, no gênero escolhido.
Pude concluir que quando nos unimos e buscamos realizar as atividades em conjunto utilizando todos os recursos possíveis e estabelecendo relações entre os diferentes conteúdos conseguimos melhores resultados. O professor precisa mostrar aos alunos que muitos conhecimentos estão interligados e que podemos aprender mais se conseguirmos entender a relação entre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário