HIPERTEXTO
Executar essa atividade, atualmente, não representa uma dificuldade para mim.
Depois busquei alguns conceitos sobre hipertexto, no site da Unicamp: http://www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html#arquitet12 encontrei algumas definições interessantes:
“Entende-se o hipertexto como um meio de informação que existe on-line (disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através de links (interconexões ou nexos) eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para a leitura, provendo os recursos de informação de forma não linear. As conexões, facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras. Assim, o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem como facilidades de interação e criações de realidade virtual (Snyder, 1996, p. 9) cuja complementariedade se torna mais clara através do termo hiperdocumento que generaliza para todas as categorias de signos os princípios da experiência hipertextual.”
“Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação (nós) e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na idéia de 'texto'.”
As definições conceituam bem o que é um hipertexto abordando com amplitude a sua função.
Analisando o conceito, podemos concluir que o hipertexto é uma eficiente ferramenta de ensino que permite ao aluno buscar e de certa forma construir o conhecimento já que ao mesmo tempo ele pode verificar diferentes conteúdos e sanar muitas dúvidas.
É importante também atentar para o que diz SANTOS que “precisamos de atenção redobrada para não desviarmos do foco da pesquisa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário