segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade 3.4 - Trabalhando com projeto

Projetos de trabalho em sala de aula

O projeto "ENCANTANDO-SE COM O MOLEQUE BEIJO - BENJAMIM DE OLIVEIRA, PATRIMÔNIO DE PARÁ DE MINAS" foi proposto pelo Museu Histórico de Pará de Minas, MUSPAM, em uma de suas Ações Educativas 2011 para ser desenvolvido com as turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular de nosso município.

Com o objetivo geral de divulgar a trajetória de Benjamim de Oliveira que se tornou um patrimônio de Pará de Minas em função de estar à frente de seu tempo e destacar-se como grande artista negro brasileiro no final da escravidão.

Através do projeto os professores e alunos da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães aproveitaram para incorporar os temas “Folclore e aniversário de Pará de Minas e a Semana da Criança com destaque para a função do palhaço” valorizando o resgate da história local, criando possibilidades para a construção de uma identidade positiva e abordando a alegria e o bem que um palhaço pode proporcionar a todos.

Utilizando o Laboratório de Informática além dos Sites de pesquisa com a história de Benjamim, vídeos ilustrativos e reportagens, músicas, outras atividades como digitação da pesquisa, análise de mapas da cidade onde pudemos visualizar o bairro onde estamos, o povoado onde Benjamim nasceu, pontos turísticos da cidade, montagem de espetáculos com os alunos onde a figura do palhaço se destacou, uso de jogos educativos (“O palhaço equilibrista”, etc), tudo isso foi realizado em uma sequência de aulas semanais durante 3 meses.

Uma das etapas do projeto foi o momento onde a “Mala do Moleque Beijo” preparada pelo Museu de Pará de Minas chegou à escola e passou por todas as turmas. O conteúdo das "Malas" foi trabalhado pelo professor dando enfoque a "Pará de Minas - Circo - Benjamim" e nesse momento o uso da pesquisa, já realizada, na Sala de Informática foi importante para aflorar a imaginação de nossos alunos e instigá-los a perguntar e explorar o material.

Quando o projeto ganhou outras abordagens o envolvimento dos alunos foi estimulado e sentimos que, hoje, quando falamos em palhaço eles já conseguem imaginar Benjamim de Oliveira como uma figura que merece o nosso reconhecimento e a valorização.

A próxima etapa do projeto será a produção de textos. Para esta etapa os alunos do 4º e 5º anos usarão o laboratório de informática para observar os gêneros textuais sugeridos (Prosa, poema, carta, notícia) em Sites Educativos e verificar formatação e características próprias desses gêneros de uma forma mais atrativa no computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário