segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade 3.1 - Contextualizando a mudança

Contextualizando a mudança: da teoria à prática

“Quem aprende se apropria não apenas do conhecimento, mas do processo pelo qual adquiriu o conhecimento. Quem aprende sabe exatamente como aprendeu.”

Baseado no pensamento do professor Lucas Ciavatta é possível refletir sobre o processo de aprendizagem que conduzimos. O resultado do processo precisa ser a aprendizagem.

Para tornar o processo mais atraente precisamos propor diálogos e valorizar pensamentos, propor desafios para que, sendo atraídos, os alunos se esforcem para aprender. Valorizar opiniões, mobilizar iniciativas e atitudes de cooperação, participação e autonomia. Tudo isso entra em destaque e exige a nossa atenção no atual cotidiano escolar.

Na educação infantil o início das aulas geralmente é marcado pela “rodinha”. A “rodinha” é o momento onde o professor estabelece um ambiente de livre expressão em que o diálogo é favorecido. Nesse momento conversa-se sobre o que é mais importante, os interesses e necessidades, as novidades de cada um e da escola, a rotina que será executada naquele dia, etc. O envolvimento dos alunos e a motivação para a aprendizagem acontece nesse momento.

Para os alunos do Ensino Fundamental a abordagem precisa ser diferente, mas o objetivo de criar maneiras de envolver os alunos e motivá-los tem que ser buscado. O que chama a atenção de nossos alunos vem, muitas vezes, através de recursos tecnológicos. O caminho para passar da teoria à prática e promover aprendizagem certamente terá que envolver a tecnologia. Como sugestões podemos usar muitas imagens, recortes de filmes, letras de música, propagandas, notícias, acesso a sites (em especial os educativos), reflexões e debates na sala de aula, comentários em blogs, etc. O mais importante é mostrar ao aluno que aquele conhecimento é importante e vale a pena vencer os desafios para aprendê-lo.

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